HISTORIAL


Breve historial do Laboratório das Artes
O projecto Laboratório das Artes surgiu como grupo informal de artistas e teve início em 2001 após a intervenção artística numa loja comercial – Espaço Provisório - na rua S. António em Guimarães, que durou 1 ano. Após este período, e agradado com o projecto, o proprietário cedeu uma casa dos finais do século XIX, a porta 62 da rua de Camões.  De 2001 a 2005 desenvolveu exposições, performances, música e mostras de cinema experimental passaram pelo espaço, contabilizando cerca de duas centena de artistas das diversas áreas, tornando este projecto interdisciplinar. Em 2004 realiza o projecto EDUCARTE - Educação para a Arte em S. Torcato nas instalações da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, projecto apoiado pelo IPJ de Braga dirigido a crianças carenciadas. Em Junho de 2006 o colectivo instala-se na rua Santa Maria, mesmo no centro histórico de Guimarães, inaugurando com actividades do Projecto Teleférico (exposição no teleférico de Guimarães), tendo sido o 1º a ser apoiado pela Direcção Geral das Artes, que reuniu 30 artistas nacionais de renome em dois momentos diferentes: “Cais de Embarque” e “Operação Transbordo”. Na casa da rua Santa Maria passaram as conferências de Fernando José Pereira, José Guilherme Abreu e Maria Miguel Lucas, assim como apresentação de filmes do Cineclube de Guimarães. Após o Teleférico inauguramos, em Julho de 2006, o projecto “Casa Sincera” da artista Isabel Carvalho.
Em Novembro de 2007 criamos o Projecto Fábrica, numa antiga fábrica de curtumes, novamente apoiado pela Direcção Geral das Artes. Este projecto reuniu uma exposição – IMPORT/ EXPORT – com 19 artistas nacionais, criando obras especificamente para o espaço (mais info no nosso site). Foram dirigidas ao público conferências com oradores de renome como foram os casos de Ricardo Nicolau (Director-Adjunto do Museu de Serralves), Paulo Mendes (um dos mais importantes Comissários e Artistas da geração 90’), Gabriela Vaz Pinheiro (Coordenadora do Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas da FBAUP), Inês Moreira (importante Arquitecta de espaço expositivos), Laura Castro (autora de títulos no âmbito da arte portuguesa dos séculos XIX e XX) e Isabel Carvalho (Professora universitária e artista plástica).
Em Outubro deste de 2008 inauguramos o último projecto apoiado pela DGARTES - INFORMAL (mais info no nosso site). INFORMAL , foi um projecto que reuniu 17 artistas e ocupou vários espaços Institucionais de Guimarães - Museu Alberto Sampaio, Sociedade Martins Sarmento, Paço dos Duques de Bragança, Tribunal, Edifício do Antigo Hospital e o Arquivo Municipal.